Computadores são estúpidos. Isso pode vir como uma surpresa, considerando que eles são capazes de fazer cálculos complexos em poucos segundos, de forma que nenhum humano conseguiria. Mas é verdade! Computadores são extremamente estúpidos e precisam de instruções exatas para tudo o que fazem. O que é óbvio para você, humano, certamente não é óbvio para uma máquina. E se você quer que a máquina faça algo pra você, bem, você precisa, de certa forma, "falar com ela".
Você já deve ter ouvido falar que computadores entendem apenas binário, ou seja, a linguagem de 0 e 1. Todas as instruções que são dadas para eles são traduzidas em sinais elétricos que significam, basicamente, ligado e desligado. Pense em uma pequena lâmpada. Quando ela está ligada, indica 0. Quando desligada, indica 1. Isso é binário. E há uma infinita quantidade de combinações que você pode fazer com isso.
É claro, nenhum - talvez algum - humano na face da terra iria programar um Skyrim ou mesmo um simples site da Web utilizando apenas 0 e 1. Isso seria extremamente cansativo e demorado. Pra isso que servem as linguagens de programação.
Pense em você e sua máquina. Você fala português, mas a sua máquina fala apenas binário. Entre você e a máquina está um intérprete, o compilador, mas ele só sabe binário e uma outra lingua - Java, por exemplo. Aprender a "falar" Java é muito mais fácil que aprender a "falar" binário. Isso porque Java possui muitas palavras em comum com o inglês,e você pode escrever instruções que você entende, como "imprima" ou "leia", ao invés de 001010001010101010. Assim, quando você quer se comunicar com a sua máquina e criar uma série de instruções para ela seguir, você escreve em Java para o compilador e ele traduz as instruções para a máquina, em binário. Isso é uma linguagem de programação.
Definição :http://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário